domingo, 27 de novembro de 2011

Ensino Superior no Rio de Janeiro

A estudante Thais Veiga, moradora do Rio de Janeiro, acaba de completar o ensino médio e se prepara para realizar vestibular. Thais diz que sua vontade é realizar o curso de Engenharia Química em alguma universidade pública: “Alem do fato de não precisar pagar os estudos, a rede pública de ensino superior possui uma qualidade muito alta se comparando a outras universidades”.Ela ainda afirma que faculdades particulares, tirando algumas pouquíssimas exceções, não possuem o ensino suficiente para a preparação profissional. Uma afirmação que é de senso-comum em grande parte da população.

No estado do Rio de Janeiro, cinco instituições obtiveram conceito 5 e outras 34 foram reprovadas com conceito 2. Destas 34, todas as faculdades são privadas, gerando o aumento da desconfiança no Rio de Janeiro. Entre elas, algumas surpresas como: Faculdade de Enfermagem Souza Marques e a Faculdade São Judas Tadeu.

No topo do ranking encontramos a EBEF e a UFRJ, eleitas as melhores faculdades do Brasil. A EBEF por possuir a melhor nota individual e a UFRJ por ser a faculdade de melhor nota e com maior diversidade de cursos. Ao todo são 56 cursos de ensino superior.

A estudante que acompanhamos Thais Veiga apenas afirma esses resultados: “É por esse motivo que a UFRJ é o sonho de muitos estudantes e o EBEF cobra uma mensalidade fora da realidade de muitos”.São dados como esses que valorizam essas faculdades cada vez mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário